Afinal, o que é WOD no crossfit? Entenda como funciona!

3 minutos para ler

Se você tem um amigo que pratica crossfit com certeza já ouvir falar do WOD, certo? Apesar de não parecer que faz sentido, essa sigla têm um significado e conhecê-la pode ajudá-lo a ter um melhor aproveitamento no treino.

Há vários tipos de WOD com durações e exercícios diferentes, além de cada um ser indicado para alguma finalidade específica.

Mas, afinal, o que é WOD? Continue lendo este post e descubra!

O que significa WOD?

Este é um termo bastante conhecido pelos praticantes do exercício físico. WOD é a sigla em inglês para workout of the day, que pode ser resumido como uma série de exercícios que serão feitas no crossfit naquele dia.

Essa é a parte principal da aula e dura entre 5 e 20 minutos. A partir da sua execução é possível avaliar a resistência, força e condicionamento físico dos praticantes.

Quais são os tipos de WOD?

A dinâmica de cada WOD pode variar, porém sempre mantendo uma alta intensidade. Isso é um dos fatores que torna o crossfit atrativo, pois sempre há algo novo no treino.

Ele pode ser em algumas categorias, por exemplo:

  1. por tempo ou RFT, do inglês rounds for time – em que você deve realizar os movimentos propostos no menor tempo possível;
  2. tantas repetições quanto forem possíveis ou AMRAP do inglês, as many rounds as possible – ou seja, repita a série de exercícios quantas vezes conseguir em um determinado tempo;
  3. treino de um minuto ou EMOM do inglês, every minute on the minute – nesse tipo é definido o número de repetições que devem ser feitas em um intervalo de tempo. Exemplo: fazer 10 agachamentos todos os minutos por 10 minutos.

Quais os equipamentos utilizados no WOD?

O crossfit, diferente de outras práticas esportivas, não necessita de muitos equipamentos. A maioria dos exercícios utiliza o peso do próprio corpo para realizar os exercícios no treino.

Alguns dos equipamentos que podem ser utilizados são:

  • anilhas e barras;
  • cordas;
  • caixas;
  • bolas medicinais;
  • kettlebells;
  • argolas;
  • elásticos.

Quais os exercícios feitos no WOD?

Os movimentos do crossfit são planejados para atender as necessidades do nosso cotidiano. Geralmente, eles são multiarticulares e envolvem vários grupos musculares, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico.

Todos os WODs terão ao menos um exercício envolvendo os movimentos de empurrar, puxar e agachar.

  • agachar: movimentos que têm grande esforço dos músculos da perna e quadril. Por exemplo, back squat, deadlift, half kettlebell swing, box jump e step up;
  • empurrar: movimentos em que os membros superiores são pressionados e fazem a tensão contrária a esse movimento, empurrando. Por exemplo, push press, hand stand push up, wall walk, push up;
  • puxar: também feito pelos membros superiores só que na direção oposta, ou seja, os braços são tracionados. Por exemplo, clean high pull, strickt pull up, sled pull, ring row.

Agora que você já sabe o que é WOD, como é feito e algumas das siglas utilizadas no treino, procure um box de crossfit para começar a praticá-lo!

Lembre-se de que o exercício físico é um dos principais fatores para o emagrecimento e para a melhoria da qualidade de vida.

Se interessou em praticar crossfit? Então, clique aqui e marque uma aula grátis com a Giovanna, da nossa equipe de atendimento. E se quiser ficar por dentro de tudo que acontece na Lift, assine nossa newsletter.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-