Treino de corrida: como correr mais e melhor? Descubra aqui!

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Um dos maiores desafios para quem está começando a se exercitar é adquirir resistência física. No treino de corrida, não é diferente. Para correr mais e melhor é preciso se dedicar ao esporte e ter paciência. Mas muitas pessoas acabam atropelando etapas e correndo riscos desnecessários, como lesões nos músculos e nas articulações.

Existem técnicas que ajudam os corredores a evoluírem mais rapidamente, como a periodização do treino e a alternância com exercícios de fortalecimento muscular. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o post!

Respire corretamente

Quem nunca se empolgou correndo e teve que interromper o treino porque ficou ofegante e sem conseguir respirar direito? O controle da respiração é um dos fatores mais importantes para manter o seu ritmo.

Preste atenção na sua respiração e mantenha uma cadência entre inspiração e expiração. Por exemplo, você pode marcá-la de acordo com os seus passos: inspire ao dar três passos, depois expire nos próximos três. Você pode achar difícil no começo, mas com a prática isso vai se tornar natural.

Outro ponto importante é evitar respirar apenas pela boca, que pode ficar seca ao longo da corrida e aumentar a sensação de cansaço.

Faça outros exercícios

Alternar treinos de corrida e de força é interessante para que você melhore sua resistência muscular. Na sua rotina, inclua principalmente exercícios para membros inferiores, costas e abdômen, que são os grupos mais exigidos na corrida.

E se você não gosta de praticar musculação, que tal testar outros modalidades, como o crossfit? O método envolve técnicas que trazem resistência muscular, mas de uma forma mais dinâmica.

Intercale a corrida com caminhada

Na ânsia de começar logo uma atividade física para ter um estilo de vida saudável, muita gente quer sair do sedentarismo e ir direto correr vários quilômetros seguidos. Essa não é uma boa estratégia, uma vez que você provavelmente vai se cansar em pouco tempo e terá mais chances de se machucar.

A dica é começar devagar e intercalar o treino de corrida com caminhadas. Isso vai ajudar você a conhecer e a adaptar o seu condicionamento físico. Assim, poderá estabelecer metas mais realistas e aumentar gradativamente o nível de esforço.

Cuide do seu sono

Dormir bem é fundamental para quem está buscando melhorar seu desempenho em qualquer atividade física. Durante o sono, o corpo se recupera do desgaste físico e libera algumas substâncias essenciais para o fortalecimento muscular.

Além disso, uma boa noite de sono ajuda a manter o bom humor e pode contribuir para a perda de peso. O motivo é que hormônios como o GH, o qual evita o acúmulo de gordura, são liberados durante esse período.

Viu como algumas ações simples podem melhorar seu treino de corrida? Lembre-se de conversar com um profissional de educação física antes de começar, a fim de obter todas as orientações necessárias para praticar essa atividade com segurança.

Como a gente falou, é essencial fortalecer a musculatura também. E sabia que dá para fazer isso no conforto do seu lar? Confira alguns exercícios para malhar em casa e ter bons resultados!

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