Tipos de suplementos: conheça quais são e para que servem!

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Para que nosso organismo funcione bem, existe uma série de nutrientes essenciais, como aminoácidos, vitaminas e minerais. Entretanto, consumir a quantidade recomendada de cada um desses vários elementos não é tarefa simples. Por isso, algumas pessoas têm aderido ao uso de diversos tipos de suplementos.

Essas substâncias vêm ganhando mais adeptos no mundo fitness, em que praticantes de exercícios físicos recorrem ao uso com o objetivo de complementar a alimentação. Todavia, não é só esse público que se beneficia dos seus efeitos. Como existem diversas fórmulas, há recomendações para todo tipo de pessoa.

Com a diversidade de produtos oferecidos no mercado, pode ser difícil saber a finalidade de cada um, certo? Por isso, conheça agora quais os principais tipos e para que servem!

Whey Protein

Um dos suplementos mais populares, o Whey Protein, é extraído do soro do leite. Suas proteínas são absorvidas rapidamente pelo organismo e seus benefícios são muitos:

  • reconstrução e hipertrofia muscular;
  • combate ao catabolismo;
  • fonte de aminoácidos essenciais;
  • estímulo a retenção de nitrogênio pelo músculo e melhora da recuperação pós-treino.

Caseína

Mesmo não sendo tão conhecida como outros suplementos, a caseína é uma excelente alternativa. Extraída também do soro do leite, ela atua impedindo o catabolismo dos músculos e aumentando lentamente a síntese dos músculos, garantindo assim que seu corpo tenha uma fonte constante de aminoácidos durante o sono, assim, deve ser consumida antes de dormir.

Glutamina

É um nutriente produzido naturalmente pelo organismo, responsável pela imunidade do corpo. No caso dos iniciantes da musculação, é importante saber que é comum a imunidade cair no começo por conta dos treinos. A suplementação pode repor os estoques de glutamina, auxiliando na melhoria da saúde, além da recuperação e manutenção dos ganhos físicos.

Também é muito benéfico para microbiota intestinal e tem ação reparadora na mucosa e melhora a função de absorção nutricional.

Creatina

A creatina é composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Atua aumentando a força e a explosão muscular, permitindo que você consiga fazer mais repetições nos treinos. Outra vantagem da creatina é reter mais líquidos dentro das células musculares, aumentando a densidade e o tamanho dos músculos.

BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) são formados pela valina, isoleucina e leucina, importantes na reparação e a reconstrução do tecido muscular. Ainda atuam na redução das dores musculares, o que permite que você se recupere mais rapidamente dos exercícios físicos.

Ômega 3

Um dos nutrientes que a maioria das pessoas não consome de forma suficiente são as gorduras de cadeia longa – que são encontradas naturalmente em peixes oleosos, como o salmão. Esses ácidos graxos são necessários para um coração e cérebro saudáveis, além de desempenhar um importante papel na redução da inflamação em todo o corpo.

O óleo de peixe é rico em ácidos graxos ômega 3, que incluem o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA). Uma vez que nosso corpo não é capaz de produzi-los, é essencial recebê-los através de nossa dieta ou suplementação.

As dosagens dos suplementos são individuais, pois levam em consideração as características pessoais, sendo assim, nada de usar por conta própria, ok? Converse com seu médico ou nutricionista sobre quais opções e doses são indicadas para você!

Sem dúvidas, treino e alimentação equilibrada são fundamentais em nossa qualidade de vida e boa forma física. Os diferentes tipos de suplementos existentes auxiliam no desenvolvimento muscular, no ganho de força e energia e na prevenção de problemas de saúde, contribuindo para que você obtenha os resultados almejados.

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