Suplementação: saiba o que tomar no pré e pós-treino!

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As atividades físicas exigem força, resistência e preparo físico. Por isso, muitas vezes, é necessário recorrer a suplementos para evitar aquela sensação de cansaço extremo após a prática de exercícios.

No entanto, o que tomar no pré e no pós-treino? Se essa é uma dúvida sua, vamos tirá-la agora mesmo! Neste texto, reunimos dicas infalíveis de suplementação para o seu treino. Siga com a leitura e aprenda.

O que é suplementação?

Se você já faz alguma atividade física, pode ter ouvido falar em suplementação. Aqui, é importante esclarecer o que ela é e para que serve antes de sair dando dicas, ok? Geralmente, conseguimos encontrar todos os nutrientes necessários para o nosso corpo dentro de uma refeição balanceada, ou seja, saudável.

No entanto, alguns exercícios têm um gasto de energia muito grande e, às vezes, a pessoa não consegue recuperar esses nutrientes só com os alimentos. Então, elas recorrem à suplementação, que sempre terá alguma finalidade: ganho de massa muscular, emagrecimento, aumento do metabolismo ou recuperação corporal.

Por isso, é importante saber a utilidade de cada suplemento para não sair tomando qualquer coisa e ter efeitos indesejados. Além disso, é essencial destacar que esses produtos devem ser utilizados por pessoas saudáveis e não têm o intuito de curar nenhuma doença. Dito isso, vamos às dicas!

O que usar no pré-treino?

Taurina

A Taurina é conhecida cientificamente como 2-aminoetanossulfônico. Parece até um xingamento, né? No entanto, não se assuste. Trata-se de um aminoácido considerado essencial para o corpo, produzido apenas na fase adulta do ser humano. Entre os seus benefícios, estão:

  • redução da fadiga muscular;
  • prevenção da diabetes;
  • aliada do coração;
  • ação diurética.

Creatina

Essa é uma boa dica de suplementação crossfit, pois, é indicada para exercícios de explosão. Quando fazemos alguma atividade de alta intensidade, nosso corpo precisa de energia — e ela ajuda bastante nesse quesito, liberando uma substância chamada fosfocreatina. Além disso, a Creatina também auxilia na composição corporal.

BCAA

O que significa esse monte de letras? São aminoácidos de cadeia ramificada não produzidos pelo corpo de maneira natural. É indicado que o praticante use o BCAA antes e depois do treino, pois, ele acelera o processo de recuperação e reparação muscular após exercícios intensos. Ou seja, ajuda a aliviar aquela sensação de cansaço ao sair de uma aula de crossfit.

E no pós-treino?

Proteína

Essa é uma escolha muito popular — não só dos crossfiteiros, mas entre os praticantes de todas as atividades físicas. A forma mais usada de proteína no pós-treino é o Whey Protein. Ele ajuda na construção muscular, é de rápida absorção, protege os músculos, reduz a fadiga e diminui o apetite.

Ômega 3

Também conhecido como óleo de peixe, essa suplementação crossfit traz muitos benefícios para quem pratica a atividade e o consome. Entre as vantagens da substância, estão:

  • auxílio na perda de peso;
  • crescimento muscular;
  • fortalecimento das articulações;
  • suporte ao sistema imunológico.

Arginina

Esse aminoácido também pode ser conhecido pelo nome de L-arginina e traz muitos benefícios ao corpo no pós-treino. Ele faz a síntese do óxido nítrico, que é um vasodilatador, e aumenta o fluxo sanguíneo.

Isso, consequentemente, leva a um aumento de nutrientes e melhora o oxigênio nos tecidos. A ação ajuda na recuperação muscular e diminui o percentual de gordura.

Com este texto, buscamos mostrar para você a importância da suplementação. Os exercícios físicos necessitam de energia de quem o pratica, sendo necessário fazer o uso dessas substâncias — acompanhadas, é claro, de uma boa alimentação e da recomendação de um profissional. É importante destacar, também, que se deve apenas tomar as doses indicadas para não sofrer efeitos colaterais indesejados.

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