Entenda a importância da recuperação muscular pós-treino

3 minutos para ler

Se você já ouviu falar sobre hipertrofiar os músculos, deve saber que após o treino de força, os músculos precisam descansar. A recuperação muscular é tão importante quanto o peso ou a cadência dos seus exercícios.

É nesse período que o corpo libera uma série de substâncias que fazem com que o músculo cresça e se recupere devidamente. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que fazer para ajudar a recuperação muscular.

Se essa é sua dúvida também, reunimos nesse post algumas medidas fundamentais para esse processo. Quer saber mais? Continue lendo!

Por que a recuperação muscular é importante?

Durante o treino, seja ele de força ou aeróbico, seus músculos estão sob estresse, o que faz com que as fibras musculares sofram pequenas lesões. Por isso, muitas vezes sentimos dor após a prática do exercício.

Após a atividade, o corpo vai promover a recuperação muscular levando aminoácidos e minerais que farão com que mais músculo seja “construído”. Dessa forma, ele cresce e aumenta de volume.

Além disso, o descanso promove o fortalecimento e adaptação muscular e evita problemas de cansaço excessivo, o que pode até deixá-lo sem treinar por um tempo.

O tempo de recuperação muscular vai depender de vários fatores como idade, tipo de exercício, condicionamento físico, etc.

O que posso fazer para ajudar nesse processo?

Beba bastante água

A água é a substância mais abundante no nosso organismo e também utilizada em quase todos os processos que acontecem no nosso corpo. Após um treino intenso é normal que você perca água pelo suor.

Por isso, é importante beber bastante líquido antes, durante e após o exercício. Além disso, a desidratação acarreta maior fadiga e menor resistência muscular. Se você não gosta de beber muita água, experimente tomar água de coco, sucos naturais e chás.

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é muito importante para a recuperação muscular, pois é durante esse período que reações importantes vão ocorrer no nosso organismo fazendo com que o músculo se recupere.

É nesse momento, por exemplo, que alguns hormônios são produzidos, como é o caso do GH, o hormônio do crescimento. Além disso, dormir bem traz vários benefícios para saúde, como já abordamos neste post.

Faça alongamentos

O alongamento pode ajudá-lo a ter uma recuperação muscular mais rápida pois ele auxilia a circulação sanguínea e no relaxamento. Ou seja, se alongar pode ajudar na diminuição das dores pós-treino.

Adote uma alimentação equilibrada

Assim como manter-se hidratado é importante, se alimentar também é. Uma alimentação equilibrada é necessária para uma boa recuperação muscular.

Para saber qual a dieta adequada ao seu objetivo, é necessário consultar um nutricionista esportivo. Ele vai prescrever alimentos adequados para sua necessidade, considerando todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras.

Viu como a recuperação muscular é importante para melhor sua performance e manutenção da vida saudável? Lembre-se de conversar com um profissional da área para saber qual a melhor combinação entre exercício e descanso de acordo com seu objetivo.

Gostou do nosso post? Então que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim mais pessoas ficam informadas sobre esse assunto!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-