Como a nutrição esportiva pode ajudar a melhorar seu desempenho?

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Você já ouviu falar que a dupla atividade física e dieta equilibrada promovem bons resultados no corpo? No entanto, algumas pessoas não conseguem realizar todos os exercícios do treino, ou terminam ele com fraqueza e cansaço extremo. Isso acontece, principalmente, por causa dos erros na alimentação.

Mas, a boa notícia é que você consegue modificar esse quadro com a nutrição esportiva, que traz bons resultados no esporte e para o corpo. Continue a leitura do post e compreenda os benefícios que essa dieta pode aportar à sua vida!

Entenda mais sobre nutrição esportiva

A nutrição esportiva é a união dos conhecimentos nas áreas de nutrição, fisiologia e bioquímica, com o objetivo de adquirir benefícios no esporte. A alimentação será indicada de acordo com o resultado a ser alcançado, como: emagrecimento, mais disposição no treino e ganho de massa magra.

É indiscutível que a prática de atividades físicas é essencial para a manutenção da saúde. Por outro lado, a realização regular dos treinos exige uma ingestão maior de nutrientes a fim de evitar doenças e melhorar a performance durante os exercícios. Então, essa dieta serve para todas as pessoas que se exercitam.

Compreenda como a alimentação melhora o desempenho no esporte

Ter mais disposição durante o treino

A queda de energia no decorrer dos exercícios dificulta sua realização e, no fim da malhação, o que resta é só fadiga e exaustão. Siga estas dicas e evite a situação:

  • passe longe de dietas muito restritivas;
  • consuma pão e macarrão feitos com farinha integral;
  • coma uma variedade de frutas;
  • faça ingestão de alimentos com grande quantidade de fibras, como cenoura, couve e aveia;
  • consuma alimentos com baixo índice glicêmico. A batata-doce e o milho são boas opções.

Reduzir o percentual de gordura corporal

Seu objetivo é perder peso e diminuir a circunferência abdominal? Entenda que a dieta tem um papel fundamental nesses casos. Você pode suar o top, mas se não modificar os hábitos alimentares, será difícil alcançar o resultado. Siga as instruções para que os gominhos na barriga apareçam rapidamente:

  • diminua o tamanho das refeições;
  • reduza a ingestão de açúcar e doces em geral;
  • alimente-se de forma regular, faça seis refeições por dia;
  • consuma mais alimentos naturais e evite os industrializados;
  • evite frituras.

Aumentar a massa magra

Consuma mais proteínas e conseguirá músculos mais aparentes e tonificados. Esse nutriente é encontrado na quinoa, no brócolis, no tofu, assim como nas carnes e ovos.

Melhorar o desempenho esportivo

Monte seu cardápio com a ajuda de um especialista. Ao inserir algumas substâncias na quantidade e momento certos, seu corpo mostrará melhores resultados. Veja os exemplos a seguir:

  • cafeína: promove resistência muscular;
  • óleo de peixe: reduz a inflamação dos músculos e os deixa preparados para o exercício;
  • frutas vermelhas: auxiliam na recuperação dos músculos e evitam o acúmulo de lactato, que provoca dores após a atividade.

Saiba como escolher bons profissionais nessa área

A nutrição esportiva tem avançado bastante nos últimos anos e passou a ocupar um grande espaço na rotina saudável. O profissional dessa área é o nutricionista especializado em nutrição esportiva. O local onde treina é o mais adequado para indicar um nutricionista, pois verificam o acompanhamento do profissional com outros alunos.

Como você leu neste conteúdo, a nutrição esportiva interfere diretamente no seu desempenho durante os treinos. Portanto, procure um nutricionista antes de iniciar suas atividades. Consuma também alimentos naturais, principalmente aqueles ricos em fibras e gorduras boas. Evite açúcar e produtos industrializados. Assim, conquistará o shape desejado em menos tempo.

Agora que você já sabe como a dieta influencia no seu desempenho esportivo, aproveite para clicar aqui e assinar nossa newsletter, assim você vai ser o primeiro a receber conteúdos sobre esporte, alimentação e saúde!

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