Afinal, o que é crossfit e o que o método proporciona?

3 minutos para ler

Manter a saúde em dia é o desejo de muitas pessoas. Para isso, é essencial ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Entre tantas opções de modalidades, uma que você pode escolher é o crossfit.

Embora a prática esteja se popularizando, muitas pessoas ainda a confundem com outras atividades, como o treinamento funcional. No entanto, o crossfit tem características específicas e, por isso, as aulas só podem ser realizadas em locais licenciados.

Quer entender mais sobre esse exercício? Descubra abaixo o que é crossfit e como ele pode ajudar você a emagrecer e a alcançar uma vida mais saudável.

O que é crossfit?

O crossfit é uma marca criada por Greg Glassman, um preparador físico americano. Por esse motivo, só pode ser utilizada por locais licenciados. Para obter a licença, é necessário fazer um curso específico, passar em uma prova sobre o treinamento e pagar uma anuidade para usar o nome da marca.

O método utilizado nos boxes de crossfit é chamado de Cross Training. Ele une exercícios intensos de força, equilíbrio e cardiorrespiratórios que são variados a cada dia. Dessa forma, os adeptos não ficam entediados e a chance de continuarem a fazer a atividade aumenta.

Por ser um exercício intenso, que trabalha o corpo como um todo, ele é utilizado até por militares e por grupos táticos, que já comprovaram sua eficiência. Os treinos são sempre supervisionados por um profissional de educação física, o que diminui as chances de lesão.

Quais os benefícios do crossfit?

A modalidade reúne técnicas de várias atividades físicas. Trabalha o corpo todo por meio de exercícios que exploram:

  • resistência muscular e cardiorrespiratória;
  • força;
  • flexibilidade;
  • potência;
  • equilíbrio;
  • velocidade;
  • coordenação motora.

Um estudo mostrou que há um aumento no consumo máximo de oxigênio (VO2max) durante o treino, o que eleva o gasto calórico. Desse modo, o crossfit promove o emagrecimento de forma saudável e a melhora do condicionamento físico do praticante.

Além disso, trata-se de uma ótima atividade para quem procura definição muscular e um corpo mais harmônico, pois utiliza exercícios multiarticulares — que trabalham vários grupamentos funcionais de uma só vez.

Onde praticar o crossfit?

Como já mencionado, para utilizar a marca crossfit é necessário realizar um licenciamento. Sendo assim, a modalidade não pode ser praticada em academias comuns. Existem lugares especializados nesse exercício: os boxes de crossfit. Eles contam com profissionais capacitados para esse tipo de atividade.

Como os treinos, geralmente, são feitos por um grupo pequeno de pessoas, os professores podem dar atenção a cada um. Logo, há menos chances de você realizar um movimento errado e se lesionar. Além disso, os instrutores podem adaptar seu treino de acordo com as suas condições físicas e de saúde.

Lembre-se de sempre procurar locais cadastrados e seguros para realizar suas atividades físicas, independentemente de qual seja. Assim, você garante que terá resultados satisfatórios, mantém a saúde em dia e melhora a sua qualidade de vida.

Agora que você já sabe o que é crossfit e seus benefícios, clique aqui para agendar uma aula experimental com a Giovanna, da equipe de atenidmento da LiftRocks Brazil.

Somos um local especializado nesse serviço e contamos com uma equipe de profissionais de primeira.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-