Quais os melhores exercícios para bíceps e tríceps? Confira!

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Dois dos principais músculos dos membros superiores são o bíceps e o tríceps. Exercícios para essa área ajudam a tonificar e fortalecer os braços, diminuindo a flacidez e deixando-os mais bonitos.

Vários exercícios para bíceps e tríceps não requerem equipamentos para serem feitos, assim, você pode praticá-los tanto dentro quanto fora do box de crossfit. No entanto, é importante que você se certifique que realize o movimento correto para diminuir o risco de lesões.

Quer conhecer alguns desses exercícios? Continue lendo o post!

Exercícios para bíceps

Rosca direta

A rosca direta é um dos exercícios mais tradicionais para bíceps. De pé e utilizando uma barra ou halteres, você deve posicionar os braços ao lado do tronco e flexionar o cotovelo elevando a barra até o peito. É importante que apenas o cotovelo se movimente, evitando balançar o tronco e sobrecarregar a coluna.

Rosca scott

Esse exercício é parecido com o anterior, porém deve ser feito sentado com a ajuda do banco de scott para apoiar os cotovelos. Dessa forma, segure a barra com o dorso das mãos voltado para baixo. Flexione o cotovelo levando a barra em direção aos ombros, e retorne à posição inicial.

Barra fixa

Diferentemente dos anteriormente citados, esse é um exercício multiarticular e que recruta outros músculos além do bíceps. Para executar o movimento, segure a barra fixa com os braços e flexione o cotovelo elevando o corpo. Inspire na descida e expire na subida.

A posição das mãos pode influenciar na ativação do bíceps: a pegada supinada, isto é, com a palma da mão virada para o corpo, é a que mais exige desse músculo. Esse não é um exercício simples para a maioria das pessoas. Para facilitar a execução, é possível utilizar elásticos amarrados no pé e na barra fixa, que ajudarão a levantar o corpo.

Exercícios para tríceps

Tríceps no banco

Esse exercício é feito com apoio de um banco. Deve-se sentar no chão com as pernas estendidas e colocar as mãos no banco, de modo que seus dedos fiquem na mesma direção que o seu tronco. Você deve elevar o corpo apenas com o movimento dos braços, flexionando o cotovelo. Se você quiser facilitar o exercício, é possível deixar as pernas dobradas.

Tríceps testa

Esse exercício deve ser feito com a ajuda de uma barra ou halteres. Deite em um banco, apoiando a coluna e os pés firmes no chão. Segure a barra acima do tronco com os braços estendidos na mesma linha dos ombros. Flexione o cotovelo até o ângulo de 90º, aproximando a barra da sua testa. Retorne à posição inicial.

Flexão de braços

Assim como a barra fixa, a flexão de braço é um exercício multiarticular que trabalha o tríceps, peitoral e deltoide. Deite de barriga para baixo e apoie suas mãos ao lado do peito. Empurre o chão de forma que todo seu corpo seja erguido, usando os pés para apoio. Faça o movimento contrário até que o seu cotovelo e braço formem um ângulo de 90º.

Para algumas pessoas, esse exercício pode ser difícil de executar. Para facilitar, é possível apoiar os joelhos e os pés no chão. É importante que sua coluna fique estável durante o exercício. Para isso, contraia seu abdômen.

Benefícios obtidos com a realização desses exercícios

Os exercícios para bíceps e tríceps promovem benefícios além dos estéticos. Alguns estudos associam o fortalecimento muscular com um menor índice em lesões nas articulações.

Além disso, ambos os músculos são bastante requisitados nas nossas atividades diárias, como segurar, empurrar e puxar. Dessa forma, o fortalecimento desses músculos é importante para que se tenha uma boa qualidade de vida.

Viu como alguns simples exercícios para bíceps e tríceps podem ajudar você a conseguir um braço maior e mais definido? Lembre-se que o acompanhamento profissional é indispensável para evitar lesões e acidentes! Além disso, uma alimentação saudável é necessária para garantir os nutrientes necessários para o ganho de massa muscular.

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