Dieta paleo: entenda o que é como funciona

4 minutos para ler

É comum ao ser humano buscar a melhor forma física, independentemente de o foco ser uma vida mais saudável ou então perder uns quilinhos extras. Uma das melhoras formas de fazer isso é mudar a alimentação, como entrar na dieta paleo, já ouviu falar?

Ela é considerada bem simples e faz restrições a nutrientes que tenham glúten, lactose e até mesmo açúcar refinado, considerado o vilão do emagrecimento. O seu foco principal é em produtos mais naturais, tipo frutas e verduras, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste texto. Falamos sobre o que é, de onde surgiu e como funciona a dieta paleo. Acompanhe!

De onde surgiu?

Esta prática alimentar é baseada, como destacamos, em nutrientes mais naturais, sendo inspirada nos costumes dos nossos antepassados, com a ideia de reproduzir os seus hábitos. Diferentemente das outras, na dieta paleo você não tem horário certo para fazer as refeições: come quando sente vontade, o quanto quiser, e é necessário se sentir plenamente saciado.

Os resultados? Prometem trazer uma perda de peso mais rápida, sem contagem de calorias e sem passar fome. A dieta foca em alimentos com alta qualidade nutricional, melhorando as funcionalidades do organismo e equilibrando os hormônios, favorecendo assim o bom funcionamento do organismo.

A partir dessa estruturação, sintomas como a compulsão por massas e doces e a vontade de comer algo diminuem bastante. Além disso, é possível perceber uma melhor disposição no dia a dia e redução de medidas. Parece uma boa ideia começar essa dieta, não é mesmo? Então descubra como funciona no item a seguir!

Como é a dieta paleo?

Com tantos benefícios, dá até vontade de começar a fazer essa dieta, né? Mas é preciso primeiro entender como ela funciona, o que é ou não permitido e, é claro, sempre dar prioridade a uma orientação nutricional antes de qualquer coisa.

O que comer?

Frutas e vegetais

É recomendado ingerir bastante quantidade desses nutrientes. Dê preferência aos crus e procure consumir entre duas a quatro porções por dia. Casca e bagaços? Eles também são essenciais, não desperdice nada.

Carnes

A dieta paleo é baseada no que os nossos antepassados consumiam. Naquela época, as caças de carnes eram muito comuns, sendo amplamente liberadas. A proteína ajuda a fortalecer a massa muscular e dá mais saciedade ao corpo, evitando a compulsão alimentar.

Gorduras boas

A gordura natural do alimento não é uma vilã aqui, visto que os ancestrais comiam grandes quantidades, principalmente das carnes, aves e peixes.

Sendo assim, é permitido comer as gorduras que estão presentes nas proteínas, além daquelas vindas de sementes, castanhas, amendoins, nozes, amêndoas, coco e até mesmo o abacate.

Líquidos

Gosta muito de refrigerantes, sucos de caixinha ou aqueles chás cheios de açúcar? Nessa fase, é imprescindível passar longe deles. Então, a principal bebida permitida é a água, a melhor e mais natural forma de hidratação. Talvez no começo a falta de sabor incomode, mas com o passar do tempo vai se acostumando e até gostará de tomá-la. E sabe o que é melhor? Não existe contraindicação!

O que não comer?

Agora que já falamos sobre o que é permitido, é preciso listar o que não se pode ingerir com a dieta. É importante frisar que não está descartada a possibilidade de fazer adaptações, sempre optando por alimentos o menos processado e o mais natural possível. Dito isso, é essencial evitar:

  • grãos, como arroz, trigo, aveia, cevada e afins;
  • açúcar e qualquer tipo de preparação que utilize a substância;
  • leite e quaisquer dos seus derivados, como queijos, iogurtes e cremes;
  • alimentos industrializados, como os congelados e ultra processados.

Como você pode ver neste texto, a dieta paleo é uma excelente opção para quem está buscando emagrecer e consumir alimentos mais naturais. É bom reforçar que qualquer mudança de hábito na alimentação deve ser acompanhada por um nutricionista, pois é o profissional mais adequado para prescrever o que é ou não melhor para a saúde. Portanto, pesquise bastante, busque ajuda especializada e consiga tirar proveito de todos os benefícios dessa transformação!

Curtiu o conteúdo? Leia também sobre como ter mais saúde e disposição sem sair de casa, temos certeza de que vai gostar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-