5 dicas importantes para você controlar a vontade de comer

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A gula é um dos sete pecados capitais e mexe com uma importante e amada coisa: a comida! Aposto que esse tipo de situação já aconteceu com você. Logo após um bom almoço, passa aquela foto de uma sobremesa no seu feed e pronto! A vontade de comer reaparece!

Esse tipo de situação é muito comum e é aí que mora o perigo. Junto a esse desejo vem aqueles quilos indesejados. É importante você saber que essa vontade incontrolável é diferente da fome, sendo que a fome é quando o corpo necessita do alimento para manter suas funções vitais, já a vontade de comer é apenas gula!

E ai, quer descobrir como controlar a vontade de comer? Então, está no texto certo! Continue lendo e veja a cinco dicas de como ter autocontrole na hora comilança!

1. Beba bastante água para conter a vontade de comer

O líquido traz muitos benefícios a nossa vida e não é à toa que os médicos recomendam que a gente beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Por que? Um dos inúmeros motivos é que ela dá ao seu estômago a sensação de saciedade, diminuindo aquela vontade de comer.

Você não sabe por onde começar? Esteja sempre com uma garrafinha por perto. Seja no trabalho, em casa ou até mesmo na rua. Beba, ao menos, 200 ml a cada 1 hora e no final do dia já vai sentir uma melhora. Não estranhe se começar a ir mais vezes no banheiro, é o seu corpo reagindo ao líquido ingerido!

2. Consuma alimentos ricos em fibras

Controlar a vontade de comer é o objetivo de quem está a fim emagrecer ou até mesmo de levar uma vida mais saudável. Nesse quesito os alimentos ricos em fibras podem ajudar! Elas estão presentes em frutas, vegetais, grãos e sementes e auxiliam também a dar aquela sensação de saciedade.

Por serem um tipo de carboidrato que o nosso corpo não digere, as fibras não se transformam em calorias e ajuda na sensação de estarmos satisfeitos com a comida.

Quer uma dica simples? Acrescente uma colher pequena de chia, linhaça ou aveia àquele lanche da tarde com frutas. Você vai notar que vai chegar a hora do jantar e nem viu a hora da fome chegar. Experimente!

3. Fuja do estresse

A rotina diária nos deixa mais ansiosos. Uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 90% da população do mundo sofre com ansiedade, estresse e depressão. Pessoas com esses tipos de sintomas acabam descontando em qual lugar? Sim, na comida.

Essas doenças nos deixam bem próximos a compulsão alimentar. Quer evitar isso? Fuja do estresse no dia a dia. Está pesado no trabalho? Tire um tempo, vá tomar um cafezinho e depois volte, com a mente mais arejada. Esse stop na rotina faz muito bem, você vai ver!

4. Faça exercícios regularmente

O exercício é um aliado não só na hora perder aqueles quilinhos extras, mas também evita aquela forte vontade de comer a todo momento e ainda ajuda a se livrar do estresse. É essencial buscar um tempo para a prática de atividade física dentro da rotina.

O seu dia a dia é corrido? Tente ir de bicicleta ao trabalho, pois pequenas mudanças já ajudam. Ou ao invés do elevador, procure subir as escadas e faça caminhadas. Com a mente distraída, você pensará menos em comer.

5. Tente fazer seis refeições ao dia

Não é que você ficará comendo de três em três horas, mas o ideal, para evitar a vontade de comer é fazer, pelo menos, seis refeições diárias regularmente.

Procure não pular o café da manhã e faça pequenos e leves lanches antes do almoço e do jantar. Com a frequência na alimentação, você vai evitar ter aquela fome enorme em certos horários do dia.

Viu só? Seguindo essas dicas você consegue controlar a vontade de comer e vai levar uma vida mais saudável e regular. Tome consciência de que seu corpo é uma máquina e tem que ser cuidada regularmente. Lembre-se também que buscar ajuda de um profissional é sempre válida, ok?

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