Confira lista com os principais abdominais para chapar a barriga

4 minutos para ler

Ter um abdômen definido vai além de questões estéticas. Estudos mostram que a circunferência abdominal está relacionada a doenças cardiovasculares. Além disso, o fortalecimento desses músculos pode melhorar sua qualidade de vida, já que o nosso tronco estabiliza os movimentos e não deixa que as costas fiquem sobrecarregadas.

Por isso é tão importante fazer abdominais para chapar a barriga ou ter mais força nessa região. Reunimos, abaixo, uma lista com os principais exercícios que podem ser feitos para ambos os objetivos. Vamos conferir?

Abdominal completo

O abdominal completo é o mais conhecido e comumente feito para chapar a barriga. Ele recruta mais os músculos superiores do abdômen e sua execução é bastante simples. Como pode ser realizado em casa, é indicado para quem está iniciando os exercícios.

Deitado de costas, apoie os pés no chão, flexionando as pernas. Com as mãos atrás do pescoço, eleve o tronco apenas com a força da região, tocando o cotovelo nos joelhos. Volte à posição inicial, controlando o movimento.

Abdominal oblíquo

Esse é um dos melhores abdominais para chapar a barriga, pois, além do músculo reto abdominal, ele trabalha os oblíquos, que são ligados à estabilização do tronco.

Deite-se de costas com as mãos atrás da cabeça. Estenda uma perna e flexione a outra ao mesmo tempo em que eleva o tronco, levando o cotovelo oposto em direção ao joelho — por exemplo, o cotovelo esquerdo toca o joelho direito.

Mude a perna e faça o mesmo movimento.

Prancha no solo

Além de exercitar o abdômen, a prancha recruta toda a região do core, que conta com 29 músculos diferentes. Ela é de fácil execução e não precisa de nenhum acessório.

Deitado de bruços, eleve o corpo se apoiando no antebraço e na ponta dos pés. Deixe o corpo reto, contraindo o abdômen e o glúteo. Fique na posição entre 30 segundos a 1 minuto. Preste atenção se você não está elevando ou abaixando o quadril, pois, isso pode gerar uma sobrecarga na sua lombar.

Há algumas variações que aumentam o nível de dificuldade do exercício. Por exemplo, quanto mais juntos seus pés estiverem, maior será o esforço. Você também pode se apoiar nas palmas das mãos, fazendo a prancha alta.

Abdominal infra

O abdominal infra ou invertido tem como objetivo fortalecer os músculos da região inferior. Por isso, é recomendado, principalmente, para aquelas pessoas que querem se livrar as gordurinhas dessa área, a famosa “pochete”.

Deite-se de costas com a coluna completamente fundamentada no chão. Apoie as mãos ao lado do tronco e eleve as pernas sem dobrar os joelhos. Volte à posição inicial, controlando o movimento e sem deixar os pés tocarem o solo.

Elevação de pernas e tronco

O último exercício é uma combinação do abdominal completo e infra. Ele é mais difícil de ser executado, pois, recruta vários músculos ao mesmo tempo.

Deite-se de costas e estique todo o tronco no chão. Eleve as pernas e o tronco ao mesmo tempo, de forma que sua mão toque seu pé, contraindo bem o abdômen. Volte à posição inicial devagar, controlando o movimento.

Agora que você já sabe alguns abdominais para chapar a barriga, esperamos que possa praticá-los. É possível combinar as atividades com exercícios aeróbicos — como corrida, pular corda etc. Lembre-se de que perder gordura abdominal também depende da sua dieta, por isso, mantenha uma boa alimentação.

Você deve ter percebido que todos os abdominais citados podem ser feitos em casa, não é? Sabia que há outras atividades que também não precisam ser executadas em academia? Confira nosso post!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-