Quer emagrecer? Saiba como acelerar o metabolismo!

4 minutos para ler

Muitas vezes a rotina agitada nos impede de praticar os tão recomendados exercícios, e uma das consequências é o acúmulo de gorduras. Mas além de fazer atividades, existem outros meios de conseguir perder peso. Acelerar o metabolismo é um deles.

Nós colocamos a culpa nele por estarmos acima do peso, mas a verdade é que os nossos hábitos influenciam bastante nisso. Porém, para a nossa sorte, existem meios de conseguir deixar o metabolismo mais ativo.

Quer descobrir como? Então este texto veio para ajudar você. Vamos falar da relação entre o metabolismo e o emagrecimento e ainda dar dicas de como conseguir acelerar o metabolismo. Prossiga com a leitura e aprenda!

Qual a relação entre o metabolismo e o emagrecimento?

Antes de começarmos a falar sobre sua relação com o emagrecimento, é preciso explicar o que é metabolismo. Ele é formado por um conjunto de hormônios e enzimas que transformam as calorias presentes na comida em energia. Esse processo acaba sofrendo muitas influências em seu funcionamento, como:

  • idade — fica 5% mais lento a cada década após os 40 anos;
  • sexo — os homens conseguem queimar mais calorias do que as mulheres;
  • massa magra — quanto maior, mais rápido o processo;
  • hereditariedade — a genética familiar também influencia bastante.

É por meio do metabolismo que é estabelecido o ritmo da queima das calorias consumidas. Ou seja, se ele estiver mais acelerado, conseguirá dissolvê-las sem problemas. No entanto, se o metabolismo estiver mais lento, ocorre um acúmulo dessas calorias no corpo na forma de gordura. Por isso, quanto mais rápido o seu metabolismo for, melhor para o emagrecimento.

Quais as dicas para acelerar o metabolismo?

Faça exercícios físicos

Não adianta tentar fugir, pois essa prática vai muito além de ser só para o emagrecimento, ajuda também a melhorar a sua saúde. E para acelerar o metabolismo, se exercitar é excelente, pois faz com que o seu corpo produza uma ação metabólica de forma contínua.

Além disso, ganhar massa magra é bom, já que ela faz você gastar mais energia. Por isso, varie entre atividades cardiovasculares e musculação para obter um melhor resultado.

Coma alimentos termogênicos

Esse tipo de alimento consegue aumentar a temperatura corporal e com isso acelera o metabolismo. Além disso, ajuda na quebra de gordura, auxiliando assim no controle da perda de peso. Por isso, é sempre bom consumir:

  • pimenta vermelha;
  • gengibre;
  • chá verde;
  • canela;
  • ômega 3;
  • fibras.

Evite ficar muito tempo sem comer

Você é do tipo de pessoa que sai de casa e não toma café da manhã, às vezes não almoça e nem faz lanches entre as refeições? Pois saiba que isso está prejudicando o seu metabolismo.

Tendo uma regularidade na alimentação, é possível manter o organismo ativo e sempre funcionando para a queima de calorias. É importante destacar que esse resultado fica melhor quando se opta por alimentos mais saudáveis como frutas, legumes e verduras.

Beba muita água

Esse líquido é um importante aliado na função de acelerar o metabolismo. Ele tem um papel fundamental no transporte de vitaminas, minerais, hormônios, na eliminação das toxinas e no bom funcionamento dos intestinos. É indicado ingerir de oito a 10 copos de água por dia. E quando ela está gelada, ajuda ainda mais no emagrecimento, já que nosso corpo queima energia para deixar a temperatura normal.

Evite se estressar

Nós sabemos que, com a rotina que levamos, é quase impossível passar o dia invicto sem estresse nenhum, mas este tipo de sentimento atrapalha muito o funcionamento do nosso corpo. Quando estamos estressados, o metabolismo desacelera devido à tensão, e geralmente descontamos na comida. Procure evitar esse tipo de problema e fazer coisas que deixem você feliz.

Com este texto queremos mostrar que não é tão difícil adquirir bons hábitos para conseguir acelerar o metabolismo. São pequenas ações que podem, e devem, ser incluídas no dia a dia para poder emagrecer e ter uma vida mais saudável. Busque sempre praticar atividades físicas, se alimentar bem e fazer coisas que gosta. Pode ter certeza que seu corpo e mente ficarão melhores!

E não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este. Temos certeza que vai gostar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-