Quais são os benefícios do whey protein? Confira!

5 minutos para ler

Nos últimos anos, dietas ricas em proteína, como Dukan e Paleo, estavam entre as mais populares.

A proteína é essencial para a vida, porque funciona como alicerce de todas as células humanas e está envolvida em todas as funções bioquímicas vitais do corpo humano. Assim, ela é particularmente importante para o crescimento, desenvolvimento e reparação de tecidos.

Neste post você vai conferir quais são os benefícios do whey protein, os tipos disponíveis no mercado e como utilizá-lo com responsabilidade. Boa leitura!

A proteína no organismo

Consumir a quantidade suficiente de proteína para o seu peso é necessário para evitar a desnutrição, preservar a massa muscular e a força, sobretudo na medida em que envelhecemos.

A quantidade diária ideal de proteína varia de indivíduo para indivíduo: de forma geral, recomenda-se que sejam consumidos 0,8 gramas por quilograma de peso corporal. No entanto, pessoas ativas, especialmente em fase de hipertrofia, podem precisar de mais do que isso.

Recomendações

Em uma dieta rica em proteína e com suplementação de whey, alguns pontos devem ser observados:

  • apesar de também não haver consenso a respeito da quantidade máxima, evite consumir diariamente mais de 2g/kg de massa corporal;
  • preocupe-se mais com a qualidade e valor biológico da proteína na sua dieta do que com a quantidade;
  • consulte o seu médico e certifique-se de que a saúde dos seus rins está em dia e que não há risco de sobrecarga;
  • distribua o consumo de proteína em todas as refeições ao longo do dia;
  • inclua muitos vegetais, frutas e fibras no cardápio.

Tipos de whey protein

Concentrado

De 25% a 89% de sua composição pode ser de proteínas, mas o whey concentrado também inclui carboidratos (lactose) e lipídios. Quanto maior a proporção de proteínas em relação aos outros macronutrientes, melhor é a qualidade do produto.

Isolado

Como passa por um processo de filtração, mais de 90% de sua composição é de proteínas. Por ser mais puro e ter menos lactose e gorduras, esse produto é ideal para quem faz dieta com restrição calórica.

Hidrolisado

Passa por um processo que quebra as proteínas em tamanhos menores, facilitando a digestão e acelerando a absorção. Pessoas que têm dificuldade na digestão de lácteos podem se beneficiar desse produto. Um whey pode ser concentrado e hidrolisado, ou também isolado e hidrolisado.

Blend proteico

Trata-se de uma mistura de proteína concentrada, isolada e hidrolisada. Seus benefícios são melhor sabor e menor preço em relação aos demais.

Benefícios do whey protein

Praticidade à mão

A dificuldade de manter a ingestão adequada de proteínas deve-se ao fato de que, na maioria das vezes, os alimentos ricos nesse nutriente são muito perecíveis ou exigem algum grau de preparo que é inviável em uma rotina agitada.

Por ser um suplemento em pó que basta ser diluído em água, o whey pode ser levado para qualquer lugar e consumido a qualquer hora. Assim, torna-se uma opção viável, sobretudo para quem tem dificuldade de fazer refeições sólidas volumosas.

Melhora a composição corporal

Estudos mostraram que a suplementação diária com 20 µg de proteína de soro de leite durante o treinamento de resistência é uma estratégia eficaz para aumentar os ganhos em massa corporal magra em jovens e saudáveis.

Em programas de perda de peso, homens e mulheres que consomem níveis de proteína ligeiramente acima da recomendação diária obtêm ganhos em massa corporal magra e diminuem sua porcentagem de gordura. Ideal, não é mesmo?

Melhora a recuperação muscular

Exercícios muito intensos provocam micro lesões, que podem se manifestar pelo aumento da dor muscular. O whey protein parece promover o remodelamento das fibras, reduzir a inflamação e acelerar a recuperação da função muscular, o que, por sua vez, prepara melhor você para o próximo treino.

Potencializa o desempenho

Sobretudo durante treinamentos de alta intensidade e duração, o consumo do whey protein ajuda a retardar a fadiga, reduzir a incidência de infecções do trato respiratório superior e melhorar a função do sistema imunológico.

Por fim, a proteína auxilia na expressão de genes que otimizam a utilização das vias metabólicas produtoras de energia, melhorando o desempenho durante o exercício.

Agora que você já conhece os benefícios do whey protein, não deixe de compartilhar o conhecimento com seus amigos nas redes sociais e clicar aqui para assinar nossa newsletter, sendo sempre o primeiro a receber nossas dicas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-