Alimentação e exercício físico: o que você precisa saber?

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A união entre boa alimentação e exercício físico é essencial para uma pessoa se manter saudável. Independentemente da modalidade que você pratica, o fato de se alimentar bem pode melhorar seu desempenho nos treinos e, assim, potencializar seus resultados.

É importante prestar atenção ao que você come antes e após realizar uma atividade física, a fim de aproveitar melhor os nutrientes. Isso vai depender, também, do seu objetivo. Por exemplo, a dieta para emagrecer costuma ser bastante diferente daquela adotada para ganhar massa muscular.

Quer saber mais sobre alimentação e exercício físico? Continue lendo o post!

Quais os alimentos mais adequados para quem se exercita regularmente?

A prática regular de exercícios físicos requer uma alimentação adequada para que você tenha energia suficiente durante a atividade. Daí vem a necessidade de ter uma dieta balanceada, o que envolve o consumo de frutas, carboidratos integrais, proteínas e gorduras.

Embora muita gente pense que os carboidratos e as gorduras são vilões da saúde, isso não é verdade. Há alimentos ricos em lipídios que são essenciais para a boa manutenção do corpo. São as chamadas gorduras boas.

Da mesma forma, os carboidratos são importantes para que o corpo tenha energia e não haja redução na sua performance. No entanto, é indicado priorizar os integrais que são ricos em fibras e têm uma absorção mais lenta.

O que comer antes e após o exercício físico?

Veja algumas orientações que podem ajudar você a ajustar a sua alimentação nesses dois momentos!

Antes do exercício físico

A alimentação antes do exercício físico é importante para evitar problemas como fadiga e mal-estar por conta de baixa glicemia. O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos que permitem uma digestão mais rápida e são boas fontes de energia. Por exemplo, a banana e os sucos naturais de frutas (laranja ou uva).

Priorize alimentos com muitas fibras ou integrais e evite os ricos em açúcares refinados, como bolos e chocolates. Assim, você mantém a qualidade daquilo que está consumindo. É um bom momento para comer alimentos termogênicos, que podem auxiliar a gastar mais calorias durante o exercício.

Após o exercício físico

Depois de se exercitar, é recomendado comer alimentos que ajudem na recuperação muscular, como os carboidratos e as proteínas. Novamente, você deve ficar de olho na qualidade desses alimentos. Prefira carboidratos complexos e fontes magras de proteína, como a combinação batata-doce e peito de frango.

Dependendo do seu objetivo, a sua dieta pode variar bastante. Logo, não deixe de consultar um nutricionista. Este profissional poderá prescrever a quantidade de cada nutriente de acordo com seu biotipo e exercício físico que você pratica.

Fora a alimentação, é importante manter o corpo hidratado, principalmente se você suar muito. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte recomenda o consumo de água a cada 15 minutos durante a atividade física. Depois, também é fundamental continuar repondo líquidos para compensar a perda de água pela transpiração.

Existe uma dieta que se adéqua a todas as pessoas?

Cada indivíduo é único e tem características próprias, o que interfere no momento da prescrição da dieta. Algumas pessoas têm alergias alimentares ou doenças metabólicas que as impedem de ingerir alguns tipos de comida. Portanto, não há uma dieta universal.

Apesar disso, podemos dizer que uma dieta balanceada que contenha todos os macronutrientes — carboidratos, lipídios e proteínas — deve ser seguida por todos. Já aquelas que demonizam ou eliminam completamente um desses tipos podem gerar graves consequências e não devem ser feitas sem acompanhamento nutricional.

Agora que você já sabe mais sobre alimentação e exercício físico, esperamos que possa mudar seu estilo de vida e se tornar mais saudável. Lembre-se de que todos têm particularidades e, por isso, apenas um nutricionista pode indicar uma dieta adequada para você.

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