Aeróbico ou HIIT: veja qual a melhor opção para você!

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Para muita gente, praticar exercícios aeróbicos, como sair para uma corrida matinal ou se exercitar na esteira da academia, representava um item básico da rotina de condicionamento físico.

Todavia, nos últimos anos, os treinos HIIT — sigla para Treino Intervalado de Alta Intensidade — ganharam muito impulso, abrindo um debate sobre qual deles realmente é melhor ou oferece mais benefícios à saúde.

Conheça um pouco mais sobre os dois tipos de exercício e suas principais diferenças!

Aeróbico

O exercício aeróbico corresponde a qualquer atividade em que a ingestão de oxigênio seja suficiente para fornecer a energia necessária para sustentar esse exercício sem usar fontes alternativas de energia. Os movimentos utilizam principalmente fibras musculares de contração lenta, e a glicose e ácidos graxos que o sistema anaeróbico já produziu como combustível, o que pode sustentar a atividade por longos períodos de tempo.

Todo exercício de intensidade baixa a moderada é considerado aeróbico. Pense em exercícios em estado estacionário, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou até dançar. Você provavelmente não ficará ofegante durante esses exercícios, porque seu corpo está consumindo continuamente oxigênio suficiente.

HIIT

O HIIT envolve tirar o corpo da zona de conforto durante 5 segundos a 8 minutos, a depender do treino que você está fazendo. A ideia é trabalhar com cerca de 80% a 95% da sua frequência cardíaca máxima.

Não existe um treino HIIT padrão. Podem ser incluídas diferentes modalidades esportivas, exercícios e movimentos. Cada sessão é seguida por um período de recuperação que pode ser mais curto, com a mesma duração ou maior que o conjunto de trabalho. Nesse intervalo, você reduz a frequência cardíaca para um esforço menor.

Durante o treinamento, você alterna os intervalos por 20 a 60 minutos, dependendo do nível de condicionamento físico, restrições de tempo e objetivos. A intenção é acelerar o metabolismo de maneira diferente que o cardio em estado estacionário.

Com o treinamento aeróbico, o objetivo principal é converter a gordura armazenada em energia, um processo que requer muito oxigênio (metabolismo aeróbico). O HIIT, por outro lado, usa o metabolismo aeróbico e anaeróbico para gerar energia para os exercícios.

Qualquer atividade feita com intensidade suficientemente alta para que seu corpo não possa fornecer a energia necessária para completá-la apenas com a ingestão de oxigênio é considerada anaeróbica. Tais exercícios utilizam principalmente fibras musculares rápidas de contração muscular — que podem funcionar apenas por um curto período de tempo sem a ajuda de oxigênio adicional.

Benefícios do aeróbico e do HIIT

O treinamento aeróbico tem alguns benefícios, como:

  • menor estresse no sistema cardiorrespiratório;
  • aumento da resistência;
  • melhoria da saúde;
  • recuperação mais rápida;
  • maior capacidade do corpo em usar gordura;
  • aumento das fibras musculares de contração lenta;
  • exercícios mais agradáveis.

As vantagens do HIIT são muitas, incluindo:

  • desempenho aprimorado;
  • melhora da sensibilidade à insulina;
  • aumento da força física;
  • melhora da queima de calorias durante o dia;
  • contribuição para a boa saúde;
  • promoção da queima de gordura localizada;
  • exercícios com duração menor.

Melhor opção

Obviamente, os dois estilos de treino são bem diferentes. Entretanto, ambos queimam calorias e melhoram a função do coração e dos pulmões.

Embora a idade, o nível de condicionamento físico e a escolha pessoal tenham um papel importante na sua decisão, você não precisa escolher entre aeróbico ou HIIT. Na LiftRocks, é possível incorporar ambos ao seu cronograma de treinamento. Assim, você obtém os benefícios de potência e construção muscular ao mesmo tempo que acrescenta maior resistência e força aos seus músculos.

Viu só? Quanto mais diversificada for sua rotina de treinamento, menor a probabilidade de você sentir tédio ou cansaço. Se quiser saber mais, entre em contato conosco, estamos prontos para atender você!

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